Começava pelo Rei Manas Rai Manus de Montanha Kuda Ametan casou com a Princesa do Sol ou Céu Loro Pomba Selvagem, filha única. Finalmente, um terramoto e granizo destruíram a terra seca devido à guerra entre o sol ou o céu, e as terras lutaram entre si pelo Quintal Sagrado. Então, o Senhor Loro Tiris, o Filho de Deus, o Salvador da Terra, casou com o filho da Rainha do Sol, a Única Rainha, a filha única de Pomba Selvagem.
Nessa altura, o Rei do Sol tinha apenas um filho, e por isso que o Rei do Sol só tinha a Princesa Única do Sol. O irmão da Rainha Única desapareceu para trabalhar nos campos, quando apareceu um cavalo. Ao chamar o cavalo de "Terra", cavalo de "Sementes de Cavalo", cavalo de "Campos", cavalo de "Árvore", cavalo de "Árvore", recebeu nuvens, cavalo, nuvens, apareceu, recebeu saudações. É por isso que se chama Loro Aisorun, Loro Ai Dak Sorun. É chamado Loro Ai Da porque o Loro Feto Manufalur desce do topo do Ai Dak, Ai Dak.
Finalmente, o seu filho desapareceu, o cavalo apareceu, Ai Sorun desapareceu, apareceu para receber Loro Mane, que desceu para casar a sua filha, Loro Feto Kmesak, com a geração de Loro Mane Tolu, chamada Haha’ak, Loro Tiris Babulu, Loro Tolu Babulu Tolu. Maun foi viver para o Monte Leolaku e chamou Mokolau de Mokolau porque não havia cavalo para chamar Ai Luli, e foi viver para o Monte Leolaku e chamou Monte Manufahi Boot porque o povo de Riak Raimerak o recebeu.
Mambae vem da palavra Maun Ba, assim surgiu a aldeia de Mambae, que era Maun Ba, e também chamada Foho Leo Laku porque os povos de Laku Oan (Mauk) e Leki Oan receberam a bota Loro Mane no décimo terceiro dia, para dizer que o rio suhi loro toban sanolu. Os nomes Mauk, Leki e Welaku são utilizados em vários locais de Timor.
Mas não teve filhos porque Loro Tolu casou com a sua mulher Rai Oan, Ai Oan Feto Derok Fuan. O seu irmão não se transformou num ser humano, mas sim Derok Kakun até à sua morte e foi sepultado em Foho Kuda Ametan, onde permanece até hoje. O seu filho não estava lá porque a sua esposa estava muito doente. Não obedeceu à ordem de Loro Leten, que lhe disse que Derok não conseguiria comer quando regressasse a casa. Não levou para casa, comeu o Derok, logo Derok não se transformou num ser humano, transformou-se em Derok Kakun, até à idade em que será enterrado em Alas Uma Lisan Uma Babulu Lurin em Foho Kuda Ametan Rai Manus Alas.
Loro Mane Klaran vive em Alas Au Hun e Uma Lisan Loro Ai Da Tahubein Rai Resin Loro Tiris Rai Klaran, Loro Tiris Babulu, Loro Ai Da Tahubein está sentado com os seus pais Loro Ai Da Liurai Manas ou os pais de Manus.
Loro Mane Ki'ik foi sentar-se em Foho Laku Ran para ligar a Foho Manufahi Ki'ik de Klakuk para Lakalubar Samoro para viver numa pequena casa. Loro Mane Ki'ik Luka e Wekeke disseram "Mota Sahe Sahe Loro Sa'en Sanolu", para que houvesse um Babulu Lisan em Watulari. De Loro Tolu, regressamos a Alas Au Hun. A partir do local onde vivia Loro Mane Ki’ik, Foho Atabita Manumerah, governava os povos da terra, as pedras, as árvores ou os Dato Rai.
Nessa altura, o Rei do Sol tinha apenas um filho, e por isso que o Rei do Sol só tinha a Princesa Única do Sol. O irmão da Rainha Única desapareceu para trabalhar nos campos, quando apareceu um cavalo. Ao chamar o cavalo de "Terra", cavalo de "Sementes de Cavalo", cavalo de "Campos", cavalo de "Árvore", cavalo de "Árvore", recebeu nuvens, cavalo, nuvens, apareceu, recebeu saudações. É por isso que se chama Loro Aisorun, Loro Ai Dak Sorun. É chamado Loro Ai Da porque o Loro Feto Manufalur desce do topo do Ai Dak, Ai Dak.
Finalmente, o seu filho desapareceu, o cavalo apareceu, Ai Sorun desapareceu, apareceu para receber Loro Mane, que desceu para casar a sua filha, Loro Feto Kmesak, com a geração de Loro Mane Tolu, chamada Haha’ak, Loro Tiris Babulu, Loro Tolu Babulu Tolu. Maun foi viver para o Monte Leolaku e chamou Mokolau de Mokolau porque não havia cavalo para chamar Ai Luli, e foi viver para o Monte Leolaku e chamou Monte Manufahi Boot porque o povo de Riak Raimerak o recebeu.
Mambae vem da palavra Maun Ba, assim surgiu a aldeia de Mambae, que era Maun Ba, e também chamada Foho Leo Laku porque os povos de Laku Oan (Mauk) e Leki Oan receberam a bota Loro Mane no décimo terceiro dia, para dizer que o rio suhi loro toban sanolu. Os nomes Mauk, Leki e Welaku são utilizados em vários locais de Timor.
Mas não teve filhos porque Loro Tolu casou com a sua mulher Rai Oan, Ai Oan Feto Derok Fuan. O seu irmão não se transformou num ser humano, mas sim Derok Kakun até à sua morte e foi sepultado em Foho Kuda Ametan, onde permanece até hoje. O seu filho não estava lá porque a sua esposa estava muito doente. Não obedeceu à ordem de Loro Leten, que lhe disse que Derok não conseguiria comer quando regressasse a casa. Não levou para casa, comeu o Derok, logo Derok não se transformou num ser humano, transformou-se em Derok Kakun, até à idade em que será enterrado em Alas Uma Lisan Uma Babulu Lurin em Foho Kuda Ametan Rai Manus Alas.
Loro Mane Klaran vive em Alas Au Hun e Uma Lisan Loro Ai Da Tahubein Rai Resin Loro Tiris Rai Klaran, Loro Tiris Babulu, Loro Ai Da Tahubein está sentado com os seus pais Loro Ai Da Liurai Manas ou os pais de Manus.
Loro Mane Ki'ik foi sentar-se em Foho Laku Ran para ligar a Foho Manufahi Ki'ik de Klakuk para Lakalubar Samoro para viver numa pequena casa. Loro Mane Ki'ik Luka e Wekeke disseram "Mota Sahe Sahe Loro Sa'en Sanolu", para que houvesse um Babulu Lisan em Watulari. De Loro Tolu, regressamos a Alas Au Hun. A partir do local onde vivia Loro Mane Ki’ik, Foho Atabita Manumerah, governava os povos da terra, as pedras, as árvores ou os Dato Rai.
O passo seguinte do seu neto, Loro Mane Hitu, foi levar Loro Mane Ikun ou Loro Iku para Webiku Wehali para se casar com Loro Feto Ikun Manu Kakae Wehali ou Bei Feto Wehali, que se chamaria Webiku-Wehali-Wesei-Wehali. O seu símbolo homossexual "Belu Mau, Sabu Mau, Rote Mau" está também ligado a Semau Kupaun Helon, também chamado Alas Au Lain, em homenagem a Alas Au Lain Webiku Wehali.
Durante o reinado da China Branca, os seus três filhos receberam o governo de Malaca da China Branca da Malásia, estabeleceram o "Reino do Filho de Deus Wehali" e também instituíram três reis para governar: o Rei Wehali Mau Lekik governou em Rai Klaran, o Rei Likusaen Bere Taek governou Malaca e Naiste Labai governou em Loromonu.
O Rei Likusaen Bere Taek Malaka recebeu o kakaluk de Bei Foho Rai Boot Samea Likusaen e Bei Samea Sama Koko para se sentarem nas raízes do seu avô, Liurai Manas ou Manus. Assim, ele e o governo chinês destruíram as raízes, e a maldição caiu sobre ambos, Wehali, e ambos foram mortos. O Rei Wehali Mau Lekik decapitou o Rei Likusaen Bere Taek, resultando na "Guerra de Teti Bere" entre Alas e Fatudu, Kasa Ainaro e Same, conhecida como a "Guerra de Lamakhitu". Geralmente, trata-se da Batalha de Teti Bere ou da Batalha de Likisa e Wehali. Por isso, os nomes Likisa, Teti e Bere são utilizados nas aldeias e línguas que são pró-Likisa, Teti e Bere.
Em Fatukahi Fatuberliu, adoravam e veneravam três túmulos ligados a Teti e Bere. Em Sarin Dotik, existem duas pequenas árvores chamadas Ai Teti e Bere. O Aibalun Ai kian de Teti e Bere, Aibalun, é Moris Tubu, dividido em duas árvores, que ainda hoje se encontram no extremo do Monte Aidikimeak, transportando tusi uma para a outra em Dotik.
Bei Feto Manu Falur tornou-se também uma protetora para as suas gerações, como é relatado no seguinte vídeo em indonésio: "O Poder de Khodam Merpati Putih-Sang Pendami repleto de Amor"
Durante o reinado da China Branca, os seus três filhos receberam o governo de Malaca da China Branca da Malásia, estabeleceram o "Reino do Filho de Deus Wehali" e também instituíram três reis para governar: o Rei Wehali Mau Lekik governou em Rai Klaran, o Rei Likusaen Bere Taek governou Malaca e Naiste Labai governou em Loromonu.
O Rei Likusaen Bere Taek Malaka recebeu o kakaluk de Bei Foho Rai Boot Samea Likusaen e Bei Samea Sama Koko para se sentarem nas raízes do seu avô, Liurai Manas ou Manus. Assim, ele e o governo chinês destruíram as raízes, e a maldição caiu sobre ambos, Wehali, e ambos foram mortos. O Rei Wehali Mau Lekik decapitou o Rei Likusaen Bere Taek, resultando na "Guerra de Teti Bere" entre Alas e Fatudu, Kasa Ainaro e Same, conhecida como a "Guerra de Lamakhitu". Geralmente, trata-se da Batalha de Teti Bere ou da Batalha de Likisa e Wehali. Por isso, os nomes Likisa, Teti e Bere são utilizados nas aldeias e línguas que são pró-Likisa, Teti e Bere.
Em Fatukahi Fatuberliu, adoravam e veneravam três túmulos ligados a Teti e Bere. Em Sarin Dotik, existem duas pequenas árvores chamadas Ai Teti e Bere. O Aibalun Ai kian de Teti e Bere, Aibalun, é Moris Tubu, dividido em duas árvores, que ainda hoje se encontram no extremo do Monte Aidikimeak, transportando tusi uma para a outra em Dotik.
Bei Feto Manu Falur tornou-se também uma protetora para as suas gerações, como é relatado no seguinte vídeo em indonésio: "O Poder de Khodam Merpati Putih-Sang Pendami repleto de Amor"

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