Os animais mitológicos que serão contados nesta parte são o Dragão Sama Koko, o Cobra Pitão, o Cavalho das Neves, o Crocodilo, a Águia, o Tigre, o Pombo da Floresta, a Cacatua, o Papagaio no o Bereliku.
O Senhor e Rei de Likusaen está ligado a estes animais mitológicos, pois também estão ligados a Wewiku Wehali e Alas Auhun Kuda Ametan Rai Manus.
1) Dragão Sama Koko
Segundo a mitologia, os antepassados contaram que, antes de se transformar ou mudar-se, ou na língua Tokodede, dizer "LIKIS-A", a tornar-se ser humano, a sua forma mitológica é Dragão Sama Koko.
O nome "Sama Koko" vem da mitologia tétum de Alas Au Hun, Manufahi, Timor-Leste, que conta a história de quando o mundo ainda está cheio de água ou a água começa a secar em alguns lugares, o antepasado Dragão Sama Koko trouxe o seu bastão para verificar se estava seco ou não.
O antepasado Dragão Sama Koko de sete cabeças como o Dono ou Rei da Terra e o seu Guerreiro é o antepasado Cobra Pitão que reside na montanha de Mauk Temuk Kuda Ametan Rai Manus.
O antepasado Dragão Sama Koko tornou-se também o poder sobrenatural do Senhor e Rei Likusaen Bere Taek Malaka de Webiku Wehali. Portanto, quando a guerra com Rei de Wehali Mau Lekik ou Lulekik em Weberek, Dotik e o Rei Wehali lhe cortaram a cabeça, ele não estava morto; enviou os seus dois filhos, Bere e Teti a montanha Mauk Temuk Kuda Ametan Rai Manus para pedir a três antepasados Loro Tolu Babulu Tolu dois Dragões e duas Águias para lutar de galo com o Rei Wehali Mau Lekik. Quando ele venceu a luta de galo, porém, ressuscitou para continuar a lutar com o Rei Wehali.
De acordo com a crença javanesa, existem algumas pessoas cujos descendentes vêm do antepassado Dragão Sama Koko, que veio transformar a energia ou o poder dos cinco (5) grandes Dueses que têm o poder de governar o reino do homem ou da Terra, o reino de Deuses no Céu e na Terra e o reino do inferno em baixo. Em indonésio, diz-se "Tiga Alam" ou "Três Dimensão da Natureza". A história completa pode dar uma vista neste canal de YouTube em indonésio:""Jerasaun hosi Beiala Samakoko Lalehan nian".É assim, as pesoas que têm os seis sinais mencionados naquele video são posivelmente descendentes dos cinco Grande Deuses do Universo que os seus poderes se transforma no Dragão Sama Koko.
O antepasado Dragão Sama Koko também é o protetor da sua geração como contado no seguinte video na língua Indonesia: "Khodam Naga Putih, Pelindung dan Pembawa Keberuntungan".
De acordo com a mitologia Xinesa, o antepasado Dragão Sama Koko é o simbólo do bem, da coragem e da força que obtem a autoridade mais alta e que pertence aos Reis e também como o protetor do povos e nações como descrever nesta página na língua Indonésia: "Kisah dibalik Naga Mahluk Mitologis Tiongkok Simbol Keberanian".
Fonte:
2) Cobra Pitão
Segundo a mitologia, o primeiro Senhor e Rei de Likusaen era a transformação de Cobra Pitão que se chama Likusaen.A cobra Pitão no corpo do Senhor Deus Shiva tem o seu significado como está na página seguinte:Makna Ular pada Leher Dewa Siva.
![]() |
| A guerra entre os Anjos de Deus e de Lucifer |
Fonte: Arcanjo Lucifer
Assim, o Homem e a Serpente não se tornaram inimigos de Deus, apenas amaldiçoados por Deus, ao contrário do Arcanjo Lúcifer e dos seus soldados. Assim, Deus usará o Homem e a Serpente para realizar a sua obra ou missão ou realizar os seus milagres na Terra. Por exemplo, Deus usou a Serpente para amedrontar o Faraó e libertar os israelitas do Egito, como é descrito no seguinte versículo bíblico: Êxodo 7:8-12. 7:8 E falou o SENHOR a Moisés e a Aarão, dizendo: 7:9 Quando Faraó vos falar, dizendo: Fazei um sinal; então direis a Aarão: Toma a tua vara e lança-a diante de Faraó, e ela se tornará uma "SERPENTE". O SENHOR ordenou a Aarão que lançasse o seu cajado diante do Faraó e dos seus servos, e ela tornou-se novamente uma "SERPENTE". 7:11 Então, o Faraó chamou os sábios e os feiticeiros, e eles, os egípcios, fizeram o mesmo aos seus magos; 72 e lançaram as suas varas, as varas transformaram-se em serpentes, mas a vara de Aarão engoliu as suas varas.
Deus também usou a serpente para fazer com que o povo de Israel se arrependesse dos seus pecados e ordenou que a estátua da serpente fosse feita para salvar o povo de Israel no deserto depois de este ter saído do Egito, como consta nos seguintes versículos bíblicos: " Números 21:4-9. 4 Do Monte Hor, desviaram-se pelo caminho do Mar Vermelho, para evitar a terra de Edom. Estavam cansados da viagem, 5 e continuaram a reclamar com Deus, e Moisés disse: "Por que nos fizeste subir do Egito para morrermos no deserto? Não havia comida nem água, e estávamos cansados deste pão malcheiroso. 6 Então Jeová (Deus) enviou "cobras" venenosas entre os israelitas, e as "cobras" morderam-nos, e muitos deles morreram. 7 Então os israelitas foram ter com Moisés e disseram: "Pecámos e falámos contra Jeová (Deus) e contra vós. Moisés orou a Deus pelo povo. 8 Então Jeová (Deus) disse a Moisés: "Faz uma serpente venenosa e coloca-a num poste. Se alguém for mordido por uma serpente, olhe para a serpente no poste e viverá." 9 Moisés fez rapidamente uma serpente de cobre e colocou-a num poste.
![]() |
Pode acompanhar o vídeo em indonésio sobre Deus a escolher a Serpente para salvar os judeus: Acede aqui! Esta história fala da serpente como símbolo da maldição ou castigo que Deus dá às pessoas, tornando-se também um símbolo de salvação, tal como a Cruz se tornou um símbolo de maldição ou castigo para as pessoas da comunidade judaica, e também se tornou um símbolo de salvação com a morte de Jesus enforcando-se na Cruz, como a Serpente pendurada na árvore no tempo de Moisés.
A interpretação e os pensamentos que causam confusão entre a Serpente e o diabo são também os ensinamentos e as interpretações da existência das mulheres, que também estão associados à Serpente e ao diabo. A
Mulher e a Serpente são consideradas o mesmo diabo que os santos pela Igreja Católica, tal como são interpretados e ensinados:
“Santo António: "A mulher é a arma do diabo." "Sem a intervenção das mulheres, o Diabo nunca derrotará os homens."
Santo Cipriano: "As mulheres são o isco venenoso que o Diabo usa para caçar as nossas almas."
São Bernardo: "A mulher foi a lâmina afiada do Diabo, através da qual destruiu Adão, fazendo-o perder o Paraíso."
São João Crisóstomo: "De todos os animais selvagens, nenhum é mais perigoso do que a mulher."
São João Damasceno: "A mulher é uma ténia muito raivosa, sedenta no coração do homem."
Santo Agostinho: "É um problema se as mulheres renascerão no seu sexo." Temer-se-á que nos coloquemos em tentação diante do próprio Deus."
Fonte: O preconceito contra as mulheres através de dois séculos
Os santos também fizeram interpretações que causaram confusão entre a aplicação do termo "diabo" à serpente e à mulher, embora os versículos da Sagrada Escritura afirmem claramente que o homem com a serpente não lutou contra a posição de Deus, não lutou contra Deus, não se vingou nem nutria ódio contra Deus, ódio contra Deus, então, ao perder a batalha, Deus lançou-os no lugar mais escuro com a maldição de serem o diabo.
“Acontece que Lúcifer se rebelou contra Deus, querendo ser como o Criador (Isaías 14:13-14).
Na Sua Justiça, Deus dispensou Lúcifer, lançando-o em densas trevas (Isaías 14:12, 15).
Insatisfeito com a justiça justa de Deus, Lúcifer, cheio de ódio e pensamentos de vingança, transformou-se em Satanás, o diabo, o mal (Apocalipse 12:9, Apocalipse 20:2); tornaram-se Inimigos do Criador”.
O Senhor Deus não lançou o homem e a serpente nas trevas, mas apenas os retirou do Paraíso por medo da humanidade ou de Adão e Eva voltarem a comer do Fruto da Árvore da Vida Eterna, pois seriam como Deus, tendo o conhecimento do bem e do mal e também não morrendo (Génesis 3:22).
Pode acompanhar a história completa da rebelião de Lúcifer contra Deus neste vídeo: Entre!
A confusão também ocorre na interpretação da Serpente Dragão de Sete Cabeças no Livro do Apocalipse ou Apocalipse, Capítulo 12. O dragão representa a energia amaldiçoada que Deus deu a Eva e à Serpente no Paraíso. Deus fará com que Eva, a Serpente e os seus descendentes sejam inimigos um do outro. A mulher ferirá a cabeça da Serpente e a Serpente morderá o calcanhar de Eva (Génesis 3:15). Assim, quando São João viu a Mulher e a Serpente, o Dragão e o Dragão engoliriam ou matariam a Criança que nasceria, porque a Mulher e a sua semente, Deus tinha feito inimigos com a Serpente e a sua semente. Como a maldição não havia fossem quebrados ou terminados, eles ainda seriam inimigos um do outro.
Isto demonstra também que Deus, o Criador, veio a ser Homem. O Senhor Jesus Cristo não veio para acabar ou destruir a maldição que Ele mesmo proferiu, mas trouxe de volta o Fruto da Vida Eterna, que Ele mesmo trouxe, para que aqueles que crerem n’Ele e comerem o Seu Corpo e beberem o Seu Sangue tenham a vida eterna no Último Dia (João 6:54). Isto porque a Árvore do Conhecimento ou Sabedoria e a Árvore da Vida Eterna são o próprio Deus (Alfa e Ómega, Primeiro e Último, Princípio e Fim ou Vida e Morte) (Ap 22:13).
Portanto, a interpretação negativa da Mulher e da Serpente como o diabo que Deus deu aos Anjos rebeldes é incorreta, pois o peso do pecado do Homem e da Serpente não é igual ao dos Anjos rebeldes liderados pelo Arcanjo Lúcifer, e os versículos da Sagrada Escritura afirmam-no claramente. A realidade mostra que, através da Serpente e da Mulher, Deus concede maldição ou castigo, e, através da Serpente e da Mulher, Deus concede a salvação à humanidade, pendurando a Serpente num madeiro para salvar os judeus e pendurando o Filho da Mulher na Cruz para salvar todas as pessoas. Assim, a Mulher e a Serpente não representam a maldição do diabo; os anjos rebeldes representam a maldição do diabo.
A história da Serpente salvou a vida humana não só aconteceu no Israel, mas também na Grécia antiga e no Egypto.
A Serpente na mitologia Grega tem haver com Bastão do Deus da Medicina Asclépio e da cura. A serpente representa a renovação e a cura, porque troca de pele, simbolizando transformação, resistência, vigilância, sabedoria e capacidade de regeneração. O Deus da medicina e da cura, além de aprender a cura com o centauro Quiron, a lenda dizia que ele também aprendeu a cura com a Serpente que econtrava numa caverna. Organização Mundial de Saúde optou a bastião do Asclépio como o seu simbólo e quase as universidades, serviços de saúde, hospitais e clinicas optaram a Serpente como os seus simbólos.
O Senhor Deus não amaldiçoou a Serpente para se tornar demónio como aconteceu com o Arcanjo Lucifer. A Serpente é um animal celestial com um conhecimento divinho ou sabedoria muito superior aos Anjos até saber o segredo de Deus. A Serpente também é simbólo de um dos 12 Tribos de Israel, é da Tribo Dã que também as más intrepretações postas sobre esta Tribo como o simbólo do mal. A Tribo de Dã optou a Serpente como o seu simbólo venha da benção do seu pai Jacó “Dã julgará o seu povo, como uma das tribos de Israel. Dã será serpente junto ao caminho, uma víbora junto à vereda, que morde os talões do cavalo e faz cair o seu cavaleiro por detrás” (Gênesis 49:16,17). A Serpente neste contesto seria o simbólo guerreiro e vigilância que também referia ao caratér da Tribo Tã. Ver a história sobre a Tribo Dã aqui!
Nas cultural e crenças nos outros povos, particularmente na Africa Equatoria acreditam que "a Serpente é a forma dos gênios bons, espíritos das florestas que ensinam o caminho certo".













Nenhum comentário:
Postar um comentário