Lugares e Montanhas Sagradas

Os lugares e as montanhas sagradas ligados aos Ancestores, os Senhores e Reis de Likusaen são como os seguintes:

1) Likisa Dailor na Montanha Ramelau ka Tatamailau, Municipio de Aileu

Pico mais alto de Ramelau

 

A monte de Tatamelau/Ramelau

 

 

 

 

 

A história de Likisa de Mambae e Kemak diz que Likisa era filho de BEIHALE de RAMELAU. Likisa está localizada em monte de RAMELAU, a parte oriental chama-se LIKISA DAILOR. Um dos filhos de BEIHALE é também BEIBIKU. BEIHALE ou BEIHAEL em Mambae e Kemak significa "ANTEPASSADO ESTÁ DE VOLTA", por isso, o outro nome de Ramelau chama-se TATA MAI LAU que significa "ANTEPASSADO VEM AO TOPO DA MONTANHA". Isto significa que as gerações de Ramelau regressaram, assim, surgiu o nome BEIHAEL. 

Existe também uma história de que um antepassado que regressou ao topo da montanha chamado "NAMRAU", que por causa da pronúncia diferente acabou por ser chamado de RAMELAU. Por isso, o nome Ramelau é mencionado após o nome de Bei Namrau e Tatamailau para lembrar o regresso de antepassado Namrau ao topo da montanha. O nome Behali ou Wehali em Tokodede significa "NÃO SEGURE nem TOQUE AS MÃOS.

Estas histórias, nas suas diversas versões, de acordo com a língua e os costumes, bem como o local onde os Bei se mudaram e viveram. A história de Beihael, Beibik e Likisa em Ramelau ou Tatamailau, os povos Mambae e Kemak conhecem melhor, como a história de Likusaen Maubara e Wesei Wehali no Monte Taroman, Fatululik, Suai-Kobalima e a história de Likusaen-Wehali e Wewiku em Alas, Manufahi e Luka Wekeke, incluindo outros lugares. Do lado Mambae, existem algumas fontes individuais acedidas através do Facebook: Ajorma Dei Belun

A história conta também que a geração ou otas de Likisa e Bebiku deixou Ramelau para expandir a governação para o Sul e Oeste, que acabou por estabelecer o Reino de Deus Wehali e Likisa recebeu o poder de governar como Rei Likisa ou Likusaen para governar Timor Sol Nascente ou Oriental.

Um mapa antigo do navegador italiano Antonio Pigaffeta, de 26 de janeiro de 1522, dos quatro reinos irmãos do Mar do Sul: Suai, Likisa (Lichana), Bebiku (Oibich) e Kamanasa (Canabasa). Pode ver algumas informações relevantes na revista electrónica de Pedro de'Alte aqui: "Circum-Navigation in Timor..." na página 10.

Este mapa mostra que o Reino de Likisa ou Likusaen, embora exista uma relação fraterna com o Reino de Kamanasa, não é o mesmo que algumas fontes literárias referem, o Reino de Likusaen é o Reino de Suai Kamanasa. Quando observamos a posição do mapa, o Reino de Kamanasa estará localizado em Wehali, perto de Wewiku. Assim, pode-se dizer que o Reino de Kamanasa escrito no mapa se refere mais ao Reino de Wehali. O Reino de Suai, como se vê neste mapa, já existe e pode ser ligado a Suai-Kobalima.

2) Avó Feto Likisa (Ancestora de Likusaen) na Montanha Darlau, em Atsabe, Municipio Ermera

A subida ao pico da monte Darlau

A parte sagrada da monte de Darlau
O monte sagrado de Darlau tem 1.451 metros de altura e está localizado suco de Leimea Leten, no Posto Administrativo de Atsabe, no Município de Ermera.

A história do Monte Darlau, em tempos mitológicos, conta que o céu e a terra, especialmente a lua, estavam próximos um do outro e seguiam-se a partir do Kaleik Tali (uma planta tropical). Assim, as pessoas da Terra podiam ascender ao Céu ou à Lua. Um dia,  o marido do antepassado (Bei Mane) enviou a mulher (Bei Feto) para procurar fogo no topo do Darlau. Quando Bei Feto lá chegou, ouviu uma bela música no céu e foi até ao Kaleik Talin para ver. Ao chegar lá, as pessoas no Céu jogavam ou jogavam o jogo Kaleik (frutos de Keleik), e Kaleik era apenas ouro. Então, viu-os a brincar com o Kaleik e o Kaleik que caiu aos seus pés e tentou esconder-se. Como a espera era longa e a criança chorava de fome, Bei Mane tomou a espada (Surik) subiu para procurar Bei Feto. Ao chegar ao topo da montanha, Bei Feto já não estava lá e foi para o Céu. Bei Mane ficou furioso e cortou o Kaleik Talin (a corda de Kaleik). Assim, o Céu também se elevou e afastou-se da Terra. A Avo Feto separou-se do Filho e das Crianças na Terra.

A espada sagrada para cortar o Kaleik Talin será enterrada na Casa Tradicional Maliubu, no suco de Leimea Leten, Atsabe. Uma Lisan Maliubu cuida e alimenta os antepassados que Ksadan ou Fatuk (as pedras sagradas que lá mencionados os nomes dos antepassados) guardadas e mencionadas lá, incluindo Bei Feto Likusaen (uma antepassada de Likusaen).

A Igreja Católica colocou na montanha uma grande cruz com 15 metros de altura e 1 metro de largura como símbolo do Kaleik Talin, que restaura o Céu e a Terra como no passado. Assim, as pessoas na Terra, especialmente as que têm fé em Jesus Cristo, podem ir para o Céu através desta Cruz. Além disso, a Igreja Católica coloca também a estátua da Sagrada Família como um símbolo que representa as famílias dos antepassados ​​que foram separadas, mas reunidas.

A pedra ou Ksadan no Monte Darlau representa os antepassados ​​que partiram de lá para caminhar por Timor e também para outros países como Rote, Sabu, Alor, Flores, etc.

3)Likusaen Maubara na montanha Taroman

Monte de Taroman

De acordo com a história de Suai-Kovalima, o Reino de Likusaen ou Likisa esteve outrora centrado no Monte Taroman, no Posto Administrativo de Fatululik, Município de Kovalima, Timor-Leste. No pico mais alto e antigo do Monte Taroman, chama-se "UHUSKAIN MAUBARA" e aí encontra-se o Ksadan Likusaen Maubara (pedras e lugares sagradas). Likusaen e Maubara são um só e irmãos. Segundo informações do povo daquela região (Nai M. Berek), em Uhuskain Maubara, quando chove, existe sempre uma nuvem branca em redor do topo da montanha, o que pode ser considerado um símbolo do Cavalo Branco (Cavalo da Nuvem Branca) no Reino de Likusaen.

Cavalo da Nuvem Branca

Água sagrada de Taroman (We Suman Liurai)


 

 

 

 

 

 

 

Cavalo de Nuvem Negra
No topo do Monte Taroman, existe outro monte íngreme que se assemelha ao dorso de um cavalo, chamado "BATAK ou BATA TATOLI", também frequentemente chamado "KUDA AMAN METAN". Aí se encontra o Ksadan de Wesei Wehali, bem como o castelo e o palácio dos Três Reis, chamados AS DIRMA, AS MANLEA e AS KENU. Em Batak Tatoli, uma nuvem negra também aparece antes da chuva cair, tornando-se um símbolo do Cavalo da Nuvem Negra de Wesei Wehali (Nai M. Berek).

Relacionado com Bata Tatoli, existe um provérbio intitulado "FUIK FATUHUN & BUA FATUHUN":

FUIK NE'E, FUIK HOSI AS SIA MAI, (Folha de bétele, Folha de bétele vem do altíssimo)
BUA NE'E, BUA HOSI LETEN SIA MAI,(Noz de areca, noz de areca vem to altíssimo)
FUIK NE'E, FUIK INA BATA TATOLI, (
Folha de bétele, Folha de bétele da Mãe Bata Tatoli)          
BUA NE'E, BUA AMA BATA TATOLI.(
Noz de areca, noz de areca do Pai Bata Tatoli)  (Nai M. Berek)

Assim, o governo de Likusaen Wesei Wehali começou em Taroman, ou chamado Império Taroman (nai Manek Aloysius), que acabou por descer para Betun-Malaka com o Reino do Deus Wehali e para Alas Manufahi com o Reino de Wewiku Likusaen-Loro Tiris Deus Oan Babulu Tolu (Nai Balta Doutel d.c.).

A história conta-nos que o Reino Likusaen em Taroman caiu e o povo Likusaen dividiu-se, alguns com Loro Likusaen a leste e outros a oeste, quando houve uma guerra civil entre Likusaen e Wehali. Na parte sudoeste da Aldeia de Raimanus, no Posto Administrativo de Raimanuk, no sopé do Monte Mandeu, existe um homem chamado Bere Manus e uma casa tradicional chamada Kolibere, que está ligada ao Rei Likusaen.

Assim, a batalha de Likusaen e Wehali começou em Taroman. Assim, na parte da história de Wehali mencionada, a antiga estrada e o antigo inuk Taroman.

O povo de Tasi Mane, de Suai-Kobalima, Timor-Leste a oeste, Malaca e Betun, acredita que o Monte Taroman é considerado FOHO KUKUN ou FOHO LULIK.


4) Ancestor Teti Bauk ou Malibere Likusaen na montanha de Lakaan

 
5) Rei Likusaen Wewiku iha Alas Auhun - Foho Kuda Ametan Rai Manus

 
6) Rei Likusaen San Bali iha Alas Betanu-Fatubereliu

A história completa pode ver na parte da história sobre Likusaen San Bali iha Alas Fatuberliu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bemvindo

  BEMVINDO À PÁGINA DO SENHOR E REI DE LIKUSAEN! Esta página descreverá sobre a toda história sobre a origem do nome LIKUSAEN , os Senhores...